22 de maio de 2011

Networking


Networking é a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos. Trocando em miúdos, é uma espécie de toma-lá-dá-cá (mas assumido, bem resolvido e sem culpas), em que os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente as informações ou a possibilidade de uma indicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade.
Como é um jogo de interesses assumido, e pouco tem de relação com amizade, você pode desenvolver sua rede de contatos com muito mais facilidade quando está em ascensão ou estabilizado em sua carreira, e um erro muito comum (que reduz muito as chances de sucesso) é preocupar-se ativamente com isso apenas no momento em que a necessidade surge, ou quando se atravessa uma situação difícil.
Criar e manter uma rede de contatos é uma atitude profissional racional, e não está relacionada a puxa-saquismo ou falsidade, a não ser que você confunda as coisas e tente mascarar como amizade os seus contatos cujo interesse é profissional – algo que tem grande chance de terminar mal.
Mas não coloque os pés pelas mãos: se você não tem uma rede pessoal estruturada, comece reforçando ou reatando os contatos com as pessoas que você já conhece em seu próprio âmbito de atuação, e busque, a partir delas, ir expandindo a malha, contando com as apresentações e recomendações delas. Fazer isso aos poucos, sem jamais pedir um favor nos primeiros contatos, nem deixar o contato “esfriar” e só retornar a ele no momento de necessidade, é o caminho certo a seguir. E usar recursos digitais, como o e-mail, pode ser uma boa forma de agir, mas não pode ser a única!
E se você não conhece ninguém do âmbito em que gostaria de circular?
Se o seu interesse é legítimo, há duas estratégias básicas com grande possibilidade de acerto:
  1. encontrar pessoas que conheçam as pessoas do círculo que você quer freqüentar
  2. freqüentar lugares abertos ao público em que estas pessoas estejam presentes – como eventos, palestras, exposições, etc.
Não parece a estratégia típica do novo-rico ou do alpinista social? Parece sim, e é basicamente a mesma técnica. O que pode diferir é a legitimidade do propósito, apenas. E, se for bem executado, não pega mal. Se for mal feito, ou se você não estiver à altura de realizar o que tinha em mente, em geral todo mundo logo vai perceber, não vai dar certo, e é capaz de fazer mais mal do que bem.
Saiba reconhecer o verdadeiro networking, e o principal: não tente maquiar sua falta de habilidade nesse importante quesito ao desdenhar da habilidade de terceiros. O primeiro passo para começarmos a crescer é reconhecer nossas fraquezas, que nem tudo que vemos por aí é politicagem ou injustiça. Um bom profissional sem um bom networking é como um bom produto sem uma boa propaganda. Terão igualmente mercado por serem bons no que se propõem a entregar de valor, mas daí a maximizar esse resultado  é outra estória.
A essência do verdadeiro networking é dar para receber. Colhemos o que plantamos, isto é uma lei da natureza bastante difundida na bíblia sagrada, escrita há mais de 2000 anos e válida até os dias atuais. Tudo começa com você. Não espere receber nada de ninguém antes que comece a compartilhar seus tesouros em forma de conhecimentos. Esteja aberto para novas amizades, especialmente as relacionadas à sua área de atuação. Não ignore o poder das relações sociais, seja no mundo virtual ou fora dele. Caso o faça, isto pode ser mortal para sua carreira.
Fazer networking é um processo que é mais fácil para algumas pessoas do que para outras. Algumas características de personalidade e comportamento certamente auxiliam nessa tarefa e deixam a pessoa sempre no radar de bons contatos e circulos profissionais. Outros, por terem mais dificuldade, preferem criticar atitudes de networking tratando-as logo como pura politicagem ou coisa do gênero. Goste eu e você ou não, o mundo vai cada vez mais valorizar essa habilidade e não temos outra saída se não rever nossos conceitos e nos adequar a esta nova realidade.
A verdade é que no mundo de hoje, apesar das necessidades do mercado por bons profissionais, não raro costuma sair na frente o candidato que tem um contato a mais. Boas indicações profissionais ajudam a superar uma ou outra deficiência técnica não imprescindível a uma função característica atribuída a uma cargo.
 O networking é muito mais que uma técnica opcional hoje em dia, chega a ser um estilo de vida, evoluindo ao ritmo da novas tecnologias de redes sociais que surgem dia após dia. Por isso, talvez para fazê-lo relembrar, as 10 dicas abaixo, publicados no UOL, são um breve resumo das técnicas mais comuns e eficientes a serem utilizadas para a construção de uma rede eficiente de networking. Veja:
1 - Seu subordinado poderá ser seu diretor, então, trate a todos, indiscriminadamente, com a ética e o respeito que merecem;
2 - Mantenha contato constante e não apenas quando você precisa de ajuda para recolocar-se ou quer oferecer seu produto ou serviço;
3 - Disponha-se a compartilhar suas experiências profissionais, bem como, informações que sirvam para o desenvolvimento e atualização profissional de outros profissionais;
4 - Na ânsia de vender seu produto ou serviço, não caia na tentação de fazer panfletagem virtual ou abordagens indelicadas;
5 - Não aborde a todos indistintamente, pois quantidade é bem diferente de qualidade. Sua rede de contatos tende a crescer naturalmente e de uma forma estruturada na medida em que você vai conhecendo as pessoas durante sua trajetória profissional;
6 - Responda a todas as abordagens: desde o envio de um curriculo, o oferecimento de um produto ou serviço e até alguém menos experiente que o procure para uma consulta;
7 - Alguns sites de relacionamento têm características de contatos pessoais; outros profissionais. Portanto, no plano virtual, procure estar nas redes apropriadas e evitar o contato profissional nas outras;
8 - Participe de congressos, feiras e eventos de sua área de atuação. Tente atender a todos que o procuram e converse com outros profissionais sempre com o cartão de visitas à mão;
9 - Promova ou compareça a cafés da manhã, almoços, happy hours e confraternizações com outros profissionais. Estes são eventos com excelentes oportunidades de aproximação e compartilhamento de experiências, opiniões e informações;
10 - Cuide de sua imagem física e virtual. Postura, apresentação pessoal, educação e bons modos são sempre muito bem vindos em toda e qualquer situação.

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