22 de maio de 2011

Gestão de Pessoas nos dias atuais

Administração de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais.
Suas origens remontam ao inicio do século X, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.
Com as características do terceiro milênio - globalização da economia, forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente -, as organizações bem-sucedidas não mais administram as pessoas, pois isso significa tratá-las como agentes passivos e dependentes, mas, sobretudo, administram com as pessoas.
Isso corresponde a tratá-las como agentes ativos e proativos dotados de inteligência e criatividade, iniciativa e decisão, habilidade e competências e não apenas de capacidades manuais, físicas ou artesanais.
Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Administração de Pessoas (ou Gestão de Pessoas) por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.
Hoje entende-se que pessoas seja o o eixo da máquina chamada empresa, o coração e não mais simpelsmente os braços da instiutuição, pessoas hoje passou a ser o mais importante recurso de desenvolvimente da instituição, percebeu-se a importância de pessoas, chegou o tempo em que finalmente o colaborador foi visto, isto é claro aconteceu após decadas em que pessoas eram simplesmente máquinas, braços que fabricavam peças, ou acessórios, ou idéias; Hoje pessoas fazem parte da hitória de desenvolvimente da empresa, fator primordial!
A gestão de recursos humanos vê hoje pessoas como parte fundamental da empresa, fazem parte do quebra-cabeça complicado que é uma organização, não são simpelmente empregados, são tratados hoje acertivamente como colaboradores, pois colaboram grandiosamente para o desenvolvimento da instituição, foi-se o tempo que eram medidos apenas pela sua produção, massantemente, agora são medidos como um todo.
Chaplin divetidamente mostra-nos no vídeo abaixo como era nos tempos da produção industrial como os profissionais eram tratados;

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog