22 de maio de 2011

Administração de Cargos e Salários

A mercê da prática na administração de cargos e salários, vemos que atualmente as empresas vêm procurando desenvolver com mais técnica a referida prática. Observa-se que as empresas de qualquer segmento econômico ou porte adotam de uma forma ou de outra o controle de cargos e salários, pois é efetivamente necessário para a boa administração.
Entretanto, em virtude de diversos fatores, surge ao longo do tempo um descompasso entre as necessidades da empresa, a realidade de mercado e a capacidade de resolução do problema.
A visão que se deve ter dessa administração deve acompanhar a evolução econômica, social e tecnológica que o mercado de trabalho oferece. Sendo importante integrar os meios de liderança interna da organização, participando inclusive da previsão orçamentária.
Integrar também inclui conhecer a filosofia e os objetivos que estarão envolvidos na organização.
Essa harmonia se traduz no equilíbrio da relação capital/trabalho, ou seja, a cada cargo ou determinado conjunto de cargos compete uma remuneração justa em contrapartida aos trabalhos realizados na empresa.
Importante relação entre cargos e salários é interpretar o significado no contexto da organização. É bem comum confundir função e cargo, mas a condição entre as duas colocações é bem diversa, temos que a função é singular da qual o cargo é plural.
Descrever um cargo é atribuir as diversas funções executadas por um ou mais profissionais.
Por exemplo, tomemos o cargo como o de Gerente administrativo:
Dentre suas funções, considera-se:
  • ­controlar a logística,
  • ­administrar o pessoal;
  • ­atendimento aos fornecedores, etc.
Salário é o valor devido pelo conjunto das funções exercidas na organização.
- Como descrever o cargo?
Esta é uma questão que deve ser analisada com cautela. Na atividade dos recursos humanos temos disponíveis os instrumentos que são utilizados para atingir a finalidade do trabalho.
Também ao descrever os cargos podemos nos valer da:
  • observação com relato;
  • pesquisa de campo;
  • questionário; e
  • entrevista.
O cargo a ser desenvolvido na empresa segue uma relação impessoal com o profissional.
Além das funções que ele desenvolve, deve-se adaptar aquelas que seriam necessárias à competência daquele cargo.
De posse das informações a administração dos cargos e salário será transformado num manual que servirá de parâmetro para conduzir a forma ideal da estrutura da organização no que tange à referida administração.
Com isto presente, podemos conduzir as alterações, definir plano de carreira, estimar custo, avaliar a equivalência no mercado, traçar estratégias no quadro de pessoal, entre outras.

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