19 de maio de 2011

Sinergia e trabalho em equipe


Em fisiologia, sinergia é definida como o ato simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim. Já nas relações humanas e empresariais, é o cooperativismo, a união harmoniosa de todos para o alcance de um benefício ou um propósito comum. Quanto maior a sinergia no desenvolvimento de um projeto maior será a possibilidade de êxito. O somatória dos esforços e as competências individuais associada as diferentes visões das questões em pauta, favorece a criação de um ambiente de inovação e, por consequência, um resultado superior.
A competitividade do mundo atual gerou a necessidade de resultados no curto prazo e a busca de constantes inovações, e a sinergia passou a ser uma característica bastante valorizada pelas organizações.
Visto que cada um é detentor de habilidades únicas, o atributo possibilita visões diferentes da mesma atividade e quando essas são reunidas, a probabilidade de sucesso do empreendimento será maior, pois passou pela análise de diversas óticas.
É como em um time de futebol. Se não existir cooperativismo e esforço entre todos que estão jogando, as vitórias, certamente, não serão alcançadas. Há o meio de campo, que arma as jogadas; o atacante, que sai para o ataque; a zaga, formada pelos jogadores que ficam na posição de defesa e o capitão, que comanda o time dentro de campo.
Cada um conhece a sua posição e o que se espera dela. Isso ajuda o time a fazer gols e vencer a partida ou campeonato.
Como no time existe a figura do capitão, na equipe de trabalho também existe um líder ou gestor cuja função é promover a sinergia entre seus integrantes. Sai de campo o chefe e entra em cena o facilitador, preocupado em ouvir e entender o que as pessoas envolvidas têm a dizer, gerar confiabilidade e um relacionamento agradável entre o grupo.
A sinergia entre os membros de uma equipe na realização de um projeto, além de reduzir esforços e custos, favorece a eliminação de potenciais barreiras “comportamentais” na busca pelos resultados. Cria-se o senso de propriedade em cada um dos envolvidos e, no final do projeto bem-sucedido, todos ficarão orgulhosos e sentirão como se fossem os pais da criança.
Dicas:
» Mantenha claros para a equipe quais são os objetivos da empresa com o projeto. Isso garante o alinhamento das aspirações individuais na direção do resultado a alcançar.
» Reconheça o talento, respeite as características individuais e valorize o resultado coletivo.
» Desenvolva o hábito de ouvir e observar os acontecimentos ao seu redor. Exercer a liderança não significa falar muito, mas entender melhor cada situação.
» Administre os conflitos de opiniões existentes e saiba extrair a riqueza da diversidade de idéias.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog